O aquecimento interno da edificação, normalmente é proveniente da carga térmica dissipada no ar interior pelo processo produtivo, que é intensificado pela ação dos raios solares que incidem diretamente nas coberturas e fachadas e são re-irradiados para o interior da edificação, fazendo com que a temperatura no interior da edificação, seja mais elevada do que a temperatura externa ambiente.
Em edificações com grandes volumes de ar, a instalação de climatização é inviabilizada, pelo alto custo dos equipamentos, e também, em função do custo da energia elétrica que é consumida pelo processo de climatização.
Neste caso a solução mais adequada para a questão do aquecimento interno das edificações, é o uso de sistemas de Ventilação Natural, por ter um custo significativamente baixo em relação ao custo da obra, pelo fato de não consumir energia elétrica, e de forma a utilizar os recursos naturais como a força da gravidade em favor do ser humano, ventilando naturalmente assim obtendo uma melhora na condição do trabalho do funcionários, e na armazenagem de produtos.
O sistema funciona através do efeito chaminé, e é dimensionado em função do somatório das cargas térmicas geradas no interior da edificação (processo), com as cargas térmicas solares (radiantes) recebidas através da cobertura e de fechamentos laterais. O sistema é calculado para dar vazão a esse ar aquecido admitindo ar novo (renovação).
O efeito chaminé é o movimento de ascensão do ar aquecido no interior da edificação em direção a cobertura, devido à diminuição de sua densidade. Este efeito acontece pelo principio da gravidade, uma vez que o ar menos denso tende a ascender rumo a cobertura, provocando uma menor pressão nas cotas mais baixas da edificação, e assim proporcionando com que o ar ambiente externo migre para o interior da edificação através das tomadas de ar.
A Exaustão Natural, ocorre através da saída do ar pelos exaustores naturais, que devem estar corretamente dimensionados e distribuídos ao longo da cobertura da edificação. Obtendo assim o numero de renovações de ar desejado, conforme a atividade industrial.
O dimensionamento do sistema de ventilação é caracterizado pelo numero de renovações que se deseja obter, sendo que este número de renovações é variável conforme a atividade realizada no interior da edificação. O numero de renovações é adequado a cada situação utilizando-se como parâmetro a norma nacional ABNT e a norma internacional da ASHRAE,conforme pequeno resumo dela abaixo: